Aurora boreal de 10 de maio 2024
Uma aurora boreal, fenómeno pouco habitual na nossa latitude, brindou-nos este fim de semana pintando o céu com magníficas cores rosa. Este fenómeno deveu-se à interação das partículas do vento solar com os gases da atmosfera, nomeadamente oxigénio e nitrogénio.
“A 8 de maio de 2024, uma região ativa solar, à qual foi atribuído o número de região NOAA 3664, produziu várias erupções solares quase classe X e classe X e lançou várias ejeções de massa coronal (EMC) na direção da Terra”. Estas ejeções consistem em plasma solar, que é gás ionizado a temperaturas muito elevadas (da ordem de milhões dos graus celsius) e, que é violentamente ejetado da coroa solar (com velocidades entre 250 e 3000 km/h).
Para ficarmos atentos a próximos fenómenos podemos aceder às previsões produzidas pelos serviços de acompanhamento da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
Os nossos alunos estiveram atentos e captaram estas magníficas imagens.
Entretanto solicita-se a que tenha efetuado fotos do evento a partilha pelo e mail do Clube Ciência Viva (clubecienciaviva@aecansiaes.pt).
Fotos de Diana Rei captadas no Pinhal do Douro: