
Ao longo do mês de abril, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães (AECA) esteve decorado com laços azuis elaborados pelos alunos, numa iniciativa que procurou sensibilizar toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e reforçar o papel da escola como espaço de bem-estar, afeto e proteção.
Culminando este mês de sensibilização, no dia 30 de abril, realizou-se no Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães a atividade “Laço Azul”, que decorreu com grande sucesso, apesar da chuva que se fez sentir.
A iniciativa foi organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Carrazeda de Ansiães, em colaboração com o AECA, e contou com o apoio do Município, da GNR e dos Bombeiros Voluntários.
Participaram na atividade as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, que foram recebidas com entusiasmo e alegria pelo Panda e pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude presentes. O momento mais simbólico foi a formação do Laço Azul Humano, com todas as crianças vestidas de azul, num forte registo visual de união e compromisso com os direitos da criança.
Seguiram-se várias atividades lúdico-pedagógicas, como o atelier de pintura, desenho e escrita, aplicação de tatuagens de glitter, animação musical, insufláveis e modelagem de balões. Ao longo da tarde, as crianças também puderam deliciar-se com pipocas.
O encerramento foi assinalado com um lanche convívio animado, repleto de momentos de partilha, alegria e boa disposição.
Estava ainda programada a operação STOP Maus-Tratos no dia 9 de maio, em parceria com a CPCJ e a GNR, mas não foi possível realizá-la devido às más condições climatéricas.
Estas ações, previstas no Plano Anual de Atividades, vieram reforçar a importância de crescer com amor, respeito e proteção, num ambiente seguro, inclusivo e saudável.